Momento hegeliano II:

A luta de vida e morte está presente na apresentação do duplo agir da consciência-de-si: “o agir do Outro e o agir por meio de si mesmo49”. Quando se está focado no agir do Outro tende-se a morte do Outro. Por quê? Esta parte do texto me parece indecifrável, não me parece clara, pois aqui percebo uma fundamental noção que Hegel precisa passar para que a luta de vida e morte seja vista como o ponto onde o reconhecimento das consciências-de-si se dão. Mas não consegui acompanhar a argumentação Hegeliana, neste ponto. Minha intuição é que Hegel pretende demonstrar que com o agir do Outro, estamos como que colocando para fora o agir de si-mesmo, e por isso tendendo a morte do outro, ou seja, a morte de si-mesmo. Creio que, em sendo este movimento reflexivo, temos sustentação suficiente para justificar a afirmação de que:
Só mediante o pôr a vida em risco, a liberdade [se conquista]; e se prova que a essência da consciência-de-si
não é o ser, nem o modo imediato como ela surge, nem o seu submergir-se na expansão da vida; mas que nada há na consciência-de-si que não seja para ela momento evanescente; que ela é somente puro ser-para-si. […] a consciência-de-si deve intuir seu ser-Outro como puro ser para-si, ou como negação absoluta.50
Mais adiante no texto, no § 188, pode-se perceber com mais clareza o raciocínio que Hegel realiza. Fica clara a importância da morte para a concretização da consciência-de-si, pois apenas a morte, ou o desprezo à vida, pode causar na consciência-de-si a percepção que o outro é a própria-consciência-de-si refletida, uma vez que no jogo de trocas ficou sem sentido a decomposição da consciência em extremos opostos. O que ocorre neste ponto é a negação abstrata que suprassume os extremos.
HEGEL, G. W. F. Fenomenologia do Espírito. Tradução de Paulo Meneses. Petrópolis, Editora Vozes, 2003. 551 p.
49 Ibid., § 187
50 Ibid., § 187
Anúncios

Sobre Artur Lopes

philosopher, musician, lover, freind, human Ver todos os artigos de Artur Lopes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: