Aristóteles – Livro IV da Metafísica

1 INTRODUÇÃO
Localizar as questões centrais do quarto livro da Metafísica Aristotélica é atividade complexa. No meu ponto de vista Aristóteles apresenta neste livro as definições que irão sustentar toda a sua metafísica. Aqui está a diferenciação entre Substância e Acidente e também os princípios de não contradição, do terceiro excluído, e os argumentos que justificam seu posicionamento e a refutação a outras visões. O movimento aristotélico de ato e potencia também estão citados neste texto.

Aristóteles procura verificar como outros filósofos se colocam frente a questão do ser, e lhes pontua individualmente derrotando cada uma das formulações. Este procedimento ele adota com Heraclito, Parmenides, Demócrito, entre outros.

Agora, pretendo apresentar minha apreciação do que é a questão central do livro IV da Metafísica Aristotélica.

2 DESENVOLVIMENTO
2.1 DELIMITAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DA LINGUAGEM
Aristóteles pretende verificar se há uma ciência única que deve procurar o “ser enquanto ser e seus atributos”. Para chegar a tal resposta, no meu ponto de vista, Aristóteles realiza um movimento no sentido de delimitar a utilização da linguagem. Procura estabelecer regras para a utilização da linguagem. O que pode e o que não pode ser dito em determinado sentido.

Neste livro esta me parece ser a questão central, tudo o mais que ocorre, ocorre em função de tentar justificar a utilização proposta da linguagem.

Reconheço que nos livros anteriores, principalmente no livro I, Aristóteles apresenta a forma que o ser humano tem de conhecer, o aparato cognitivo humano. Me parece que o livro IV, agora, pretende delimitar como este aparato deve ser utilizado. O que serve fortemente para justificar a verdade e o que não serve.

Porto Alegre, 26 de Setembro de 2010

Anúncios

Sobre Artur Lopes

philosopher, musician, lover, freind, human Ver todos os artigos de Artur Lopes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: